25
Ago 07
Salams,

Encontrei uma introducao interessante de Helinton Dias sobre Islam, aqui vejam:

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.


Sem qualquer sombra de duvidas observa-se no mundo atual um constante interesse pelo Islam. Cada vez mais a mídia têm colocado em destaque o Islam e os muçulmanos.Infelizmente muitas das informações não claras e muitas vezes com caráter preconceituoso tem contribuído para uma imagem muitas vezes negativa do Islam, a maior religião do mundo.

Mas, o que é Islam? Essa palavra original do idioma árabe significa paz, e no sentido religioso, submissão total e voluntária à vontade de Deus. Os significados tanto no sentido religioso quanto lingüístico tem tudo haver, pois para o muçulmano a verdadeira paz só é alcançada quando estamos totalmente submetidos à vontade de Deus.

Outra palavra que merece definitiva explicação e Allah. Seria Allah um deus exclusivo dos árabes ou muçulmanos? Absolutamente não. A palavra Allah significa Deus no idioma árabe, da mesma forma que God possui o mesmo significado em inglês. Essa palavra diferentemente das designações de Deus em outros idiomas, não possui variação de gênero, de número e nem de grau.

O Islam é uma religião ampla e que regulamenta a vida diária do muçulmano.Seus princípios estão fundamentados no Alcorão, o último dos livros revelados por Deus a humanidade, e na Sunna do profeta Muhammad (Que a paz e a benção de Deus estejam sobre ele) o último de uma longa cadeia de mensageiros de Deus para todos humanos.

A observância e prática dos fundamentos do Islam concedem uma vida harmoniosa e satisfatória a todos os que se tornam muçulmanos sinceros por livre e espontânea vontade. O Alcorão que é a derradeira palavra de Deus revelada é a principal fonte da fé do muçulmano. Já a Sunna é a prática do profeta Muhammad (Que a paz e a benção de Deus estejam sobre ele) é o seu exemplo. Um hadice é uma narrativa fidedigna transmitida por uma fonte veraz do que o profeta disse, fez ou aprovou.

A religião do Islam está fundamentada em cinco pilares: o testemunho, a oração, o jejum, o Zakat e a peregrinação.

O testemunho: Esse é o pilar inicial do Islam. Quando alguém o profere já começa a tornar-se um muçulmano. Esse é composto da seguinte afirmação:

“Presto testemunho que não há divindade real além de Deus, e presto testemunho que Muhammad é seu mensageiro”.

Atestando esta frase o muçulmano esta aceitando a condição para o qual o ser humano foi criado de acordo com o Alcorão, ou seja, submeter-se a vontade de Deus e adora-lo. Quando afirma que Muhammad (Que a paz e a benção de Deus estejam sobre ele) é o mensageiro de Deus, ele aceita o exemplo deste profeta como o exemplo a ser seguido e o reconhece como um autêntico mensageiro divino enviado como misericórdia para toda a humanidade para auxiliar-nos a viver uma vida melhor neste mundo que é transitório. Os muçulmanos ao se referirem a qualquer dos mensageiros de Deus invocam sobre eles a paz e as bênçãos de Deus, isso é uma prova de respeito para com estes homens.

Em seguida vem a oração.O segundo pilar no Islam. Esta por sua vez é considerada a comunicação direta entre o homem e Deus. Ela é praticada cinco vezes ao dia e é composta por movimentos, e contém versículos do Alcorão. Ela é sinônimo de bem-estar neste mundo e garantia de uma boa estada no outro.

O Zakat é o terceiro pilar da religião. Esta palavra possui dois significados notórios: purificação e crescimento. Para um muçulmano suas posses são purificadas com a separação de uma parte delas para os necessitados e a exemplo da poda nas plantas o corte equilibra e estimula nosso crescimento. Cabe a cada um calcular individualmente o próprio Zakat que representa 2,5% de um limite alcançado e que tenha permanecido parado durante um ano.

Jejuar é o quarto pilar fundamental da fé islâmica. Durante o mês de Ramadã que é o nono mês do calendário islâmico o muçulmano abstém-se de comer, beber e manter relações sexuais desde um pouco antes do nascer do sol até o sol se por. Através desta prática o muçulmano fortalece seu lado espiritual ao privar-se por um tempo determinado de suas necessidades físicas e aprende a agradecer sempre a Deus por tudo o que Ele lhe dá. É um mês no qual as virtudes relacionadas a adoração são amplamente cultivadas.

A peregrinação é pilar seguinte. Uma vez por anos os muçulmanos que possuem condições físicas e financeiras para a viagem são congregados em um único e importante lugar, em tal congresso mundial ele podem sentir o que é a igualdade entre os homens. Ali eles vestem roupas iguais e praticam os mesmos atos conjuntamente sem distinção de cor, classe social ou nacionalidade.

Em síntese este é o Islam. Sua crença engloba a crença num Deus Único, em Seus anjos, em Seus Livros, mensageiros, no dia do juízo final, e na predestinação seja ela boa ou ruim.

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
22
24

26
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO