30
Jul 07
At-Tauhid significa Crença na Unicidade de Deus

 
 
‘’Dize: Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!’’ (Alcorão Sagrado 112: 1 ao 4)
 
Nos termos da Shari'ah, Tauhid significa crer no seu íntimo na unicidade de Deus, na Sua pessoa (Zat) e nos Seus Atributos (Sifa'ts) sendo necessário declarar verbalmente o Kalimah de Tauhid. A crença no Tauhid é lógica e natural, pois se houvessem outros deuses, ou parceiros de Deus nos Seus Atributos, haveria então uma grande confusão e desordem no universo. Pois, dois reis não podem governar simultaneamente no mesmo reino, All diz no Alcorão Sagrado:
 
‘’Se houvesse nos céus e na terra outras divindades além de Deus, (ambos) já se teriam desordenado. Glorificado seja Deus, Senhor do Trono, de tudo quanto Lhe atribuem!’’ (Alcorão Sagrado 21:22)
 
Se existissem dois deuses, as, confusões, diferenças e conflitos seriam, inevitáveis, isto é, um poderia desejar manter uma pessoa viva e o outro desejasse matá-lo e obviamente a pessoa não poderia estar ao mesmo tempo viva e morta. Assim sendo, se a pessoa morresse, o deus que lhe queria dar vida perderia, se ela vivesse, o deus que lhe quer matar perderia, e perder é sinal de impotência, e um impotente não pode ser Deus.
 
Deus está livre de todas as fraquezas e defeitos. A Sociedade é uma grande fraqueza especialmente nos assuntos relacionados com governo. Deus é o Criador e tem o total controle e poder acima da criatura.
 
Portanto, para ser Muçulmano é necessário acreditar na unicidade de Deus, sendo Ele o Único, o Criador, o Sustentador e o Nutridor, a isso se chama Tauhid Ar-Rubu-Bíyah.
 
Contudo, isso não é suficiente para fazer de alguém muçulmano, porque no tempo do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), embora a maioria das pessoas fossem ateu, havia pessoas que acreditavam em Deus como Único Criador e Nutridor, mas, isto não fez com que eles fossem considerados Muçulmanos.
 
Por isso é que como no, Tauhid Ar-Rubu-Biyah, deve-se também acreditar no Tauhid-Al-Uluhiya, isto é, aceitar o facto de que só Deus merece ser adorado, e evitar sob qualquer forma associar a Ele, outros na adoração.
 
No Alcorão Sagrado o argumento de Tauhid-AI-Uluhiya está baseado no Tauhid-Ar-Rubu-Biyah.
Portanto se é Deus que cria e controla tudo, então porque é que os humanos adoram outros fora Dele?
Diz Allah no Alcorão Sagrado:
 
‘’Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-eis virtuosos. Ele fez-vos da terra um leito, e do céu um tecto, e envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o vosso sustento. Não atribuais rivais a Deus, conscientemente.’’ (Alcorão Sagrado 2:21 e 22)
 
 

Allah é o nome próprio e o mais correcto do único ser Divino. Não tem nem plural nem feminino. Enquanto a palavra Deus tem plural e feminino. Allah é o nome semítico para Divino, assim como em qualquer língua existe um nome especifico para denominar esse Único ser que reside dentro de todos nós cuja presença sentimos.

 
continua...

Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

17
21

25
26
27
28

29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO