23
Jun 07

A Vida de 'Ali

 

    Ali R.A. era primo e genro do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), mais do que isso, ele havia sido criado na casa do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), mais tarde, casou-se com Fátima, a filha mais nova do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), e permaneceu próximo dele por cerca  de  trinta anos.


    Ali R.A. tinha dez anos quando a mensagem chegou até o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), uma noite ele viu o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele) e sua esposa Khadija, curvando-se e prostrando.


    Ele perguntou ao Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele) o que significava aquilo e o Profeta lhe disse que estavam rezando a Deus e que ele poderia também aceitar o Islam, Ali R.A. respondeu que gostaria primeiro de perguntar a seu pai a respeito da conversão.


    Ele passou uma noite sem dormir e na manhã seguinte dirigiu-se ao Profeta e disse:


"Quando Deus me criou ele não consultou o meu pai, portanto, porque deveria consultá-lo para servir a Deus?"


    E aceitou a verdade da mensagem do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele) quando a ordem divina chegou "E admoesta os teus parentes mais próximos" (Alcorão Sagrado26:214), Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele) convidou os seus pais para uma refeição. Quando terminou, dirigiu-se a eles e perguntou:


"Quem se juntará a mim pela causa de Deus?"


Por um instante, houve um silêncio completo e então Ali R.A. levantou-se.


"Sou o mais jovem de todos os presentes aqui, os meus olhos incomodam-me porque estão inflamados e as minhas pernas são finas e fracas, mas juntar-me-ei a ti e te ajudarei no que eu puder."


    Os presentes riram dele, mas, durante as difíceis guerras em Makkah, Ali R.A. permaneceu fiel às suas palavras e enfrentou todas as dificuldades a que foram submetidos os muçulmanos.


    Quando os coraixitas planejaram matar o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), foi a Ali R.A. que encontraram dormindo na cama do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), foi a ele que o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), ao deixar Makkah, confiou os valores que estavam sob sua custódia para serem devolvidos a seus legítimos donos.


    Ali R.A. lutou em todas as batalhas no início do Islam com grande distinção, especialmente na expedição a Khaybar, diz-se que na batalha de Uhud ele recebeu mais de dezasseis ferimentos.


    O Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele) tinha muito carinho por ele e chamava-o por diversos nomes afetuosos, certa vez o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele) encontrou-o dormindo na poeira, ele escovou as roupas de Ali R.A. e disse carinhosamente; "levante-se Abu Turab (pai do pó)" também tinha o título de ''Asadullah'', o leão de Deus.


    A humildade, austeridade, piedade, profundo conhecimento do Alcorão Sagrado e toda a sua sagacidade deram-lhe grande distinção entre os companheiros do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele).


    Abu Bakr, Umar  e Usman R.A. costumavam consultá-lo frequentemente durante seus califados, muitas vezes Umar R.a. o indicava como o vice-gerente em Madina quando se ausentava da cidade.

 

    Ali R.A. também foi um grande exegeta da literatura árabe e pioneiro no campo da gramática e da retórica,  os seus discursos, sermões e cartas serviram por gerações como modelo de expressão literária apesar dessa personalidade versátil, permaneceu um homem modesto e humilde.


    Ali R.A.e os seus familiares viveram uma vida extremamente simples e austera algumas vezes passavam fome por causa da generosidade de Ali (que Deus esteja satisfeito com ele) e ninguém que pedisse por socorro ficava de mãos vazias, e não mudou, mesmo quando se tornou o governante de um vasto domínio.

 


CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

18
20
22

28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO