17
Jun 07

A Vida de Uthman - O generoso -

 

    Usman R.A. nasceu sete anos depois do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), ele pertencia ao ramo Omíada da tribo coraixita, ele aprendeu a ler e a escrever  muito cedo e jovem tornou-se um mercador de sucesso.


    Ele e Abu Bakr R.A. eram amigos íntimos e foi Abu Bakr R.A. quem o trouxe para o Islam quando ele estava com 34 anos, alguns anos mais tarde, casou-se com a segunda filha do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), Ruqayya.


    Apesar da sua riqueza e posição, os seus pais submeteram-no à tortura por causa de sua conversão ao Islam, o que o forçou a migrar para a Abissínia. Mais tarde ele voltou a Makkah, mas logo migra para Madina com outros muçulmanos.


    Em Madina os seus negócios começaram a florescer de novo e ele retomou a sua antiga prosperidade, a generosidade de  Usman R.A. não tinha limites, em várias ocasiões usou dos seus bens em prol do bem-estar dos muçulmanos e para equipar os exércitos muçulmanos, por isso  passou a ser conhecido com "Ghani", isto é, "Generoso".


    Um pouco antes da batalha de Badr,  a sua esposa, Ruqayya, ficou doente e, por causa disso, o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele)  isentou-o de participar na luta, a doença de Ruqayya foi fatal, deixando Usman R.A.   profundamente mortificado, mais tarde casou-se com uma outra filha do Profeta, Kulssum, por causa do privilégio de ter-se casado com duas filhas do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), Usman R.A. passou a ser conhecido como "o possuidor de duas luzes".


    Usman R.A. participou nas batalhas de Uhud e da Trincheira, após o confronto de Trincheira, o Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele) determinou a peregrinação a Makkah e mandou Usman R.A. como o seu emissário aos coraixitas, quando ele foi detido, o episódio terminou com o tratado com o povo de Makkah, conhecido como o tratado de Hudaibya.


    A descrição que temos de Usman R.A. é a de um homem modesto, honesto, suave, generoso e muito gentil, que se destacava principalmente por sua modéstia.


    Muitas vezes passava as noites em oração, jejuava todos os segundos ou terceiros dias da semana, fazia o Hajj (peregrinação) todos os anos e cuidava dos necessitados de toda a comunidade.


    Apesar da sua fortuna, ele vivia muito simplesmente e dormia sobre a areia do pátio da mesquita do Profeta Muhammadsaws2.gif (1107 bytes) (que a Paz e a Bênção de Deus estejam com ele), Usman (que Deus esteja satisfeito com ele) sabia o Alcorão Sagrado de cor e conhecia o contexto e as circunstâncias relacionados a cada versículo.

 


Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

18
20
22

28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO