17
Jun 07


Surgiram 99 competidores do mundo árabe contra Super-Homem e Homem-Aranha. São os protagonistas de "The 99", o primeiro 'comic book' sobre a cultura muçulmana", disse o seu editor, Tarek Housini.

Publicado em árabe e em inglês e com uma periodicidade mensal, esta banda desenhada pretende transmitir a "todas as crianças do Mundo, não apenas aos muçulmanos, os valores morais do Islão e da sua cultura", explicou Housini.

Cada super-herói - geralmente com traços físicos árabes - representa um dos 99 atributos divinos que caracterizam Alá. "Por exemplo, um dos personagens é Noura, que significa luz, um dos atributos de Deus", explica o editor, acrescentando que, "por este motivo, ele inspira cada pessoa a encontrar a sua paz interior".

A trama remonta ao século XIII, quando os mongóis invadiram Bagdad para destruir a civilização árabe. Para preservar o conhecimento, criaram-se 99 pedras preciosas que albergam todo esse saber árabe e foram levadas para o lugar mais remoto do Império o reino de Granada, em Al Andalus. Daí que "Espanha seja uma peça-chave deste 'comic'", diz o editor e director-geral da "Teshkeel, no Egipto.

Contudo, esta não é uma BD exclusiva para muçulmanos "Falamos de valores do cristianismo e do judaísmo, porque são conceitos humanos", adianta Housini. Por isso, os 99 não são apenas de países árabes, mas também norte-americanos, canadianos e portugueses", rematou.

Lançado no Kwait com uma tiragem de 25 mil exemplares, a versão em papel de "The 99" é distribuída em 12 países árabes desde meados de 2006 e está previsto que chegue ao Reino Unido e aos Estados Unidos em breve.

"The 99" conta ainda com a versão da Internet disponível na página www.the99.org.


site: www.the99.org
Preview: http://www.the99.org/contn/comics/the99preview/?p=1

fonte: Jornal de Notícias

Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

18
20
22

28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Free chat widget @ ShoutMix
pesquisar
 
blogs SAPO