05
Set 06

Shabe Barat

O que é Shab-e-barat? Qual é o significado da 15ª noite de Sha'ban? Por que não está o mundo árabe ciente desta noite? Quando nós começamos comemorar este festival religioso e onde? Há alguma menção desta noite no nosso Qur'an ? Há algum livro religioso onde algo é mencionado sobre esta noite? Na India, no Paquistão e em Bangladesh, alguns povos comemoram esta noite e misturam-na acima com a noite mais grande “Laylatul Qadr” do mês de Ramadan.

O mês de Sha'ban é o oitavo mês do calendário lunar Islamico. A décima quinta noite deste mês é sabida como Laylatul Bara'ah ou Laylatul Nisfe Sha'ban.

Na India, Paquistão, Bangladesh, Irão, Afeganistão, Portugal. etc., é conhecida como Shab-e-barat.

Muitos povos acreditam que no Al-Dukhan do Surah (44: 3-4) existe uma referência a esta noite porque Allah diz: “Nós enviamos (o Qur'an) para a Terra durante uma noite abençoada. Nós somos verdadeiramente crentes. Nessa noite é feita a distinção da sabedoria, do ilo, do conhecimento religioso, cada caso da sabedoria…” Mas a noite consultada aqui não pode ser uma noite de Sha'ban, porque se diz aqui claramente que o Qur'an não foi revelado nesta noite. Nós sabemos do Al-Qadr de Surah (97) que o Qur'an foi revelado na noite de Qadr e nós conhecemos também do Qur'an (Al-Baqarah 2:185) que o Qur'an foi revelado no mês de Ramadan, assim é óbvio que a noite da revelação do Qur'an foi no Ramadan, não Sha'ban, e que era Laylatul Qadr não Shab-e-barat (ou a noite de Sha'ban).

Alguns povos dizem também que no 2o ano de Hijrah, o sentido de Qiblah foi mudado de Jerusalem para Ka'bah (Makkah) no 15º dia de Sha'ban. Este relatório é confirmado também por Ahadices autênticos .

De acordo com a maioria dos estudantes do Tafsir, o Qur'an não menciona qualquer coisa sobre esta noite. Há um Ahadith que fala sobre o meio de Sha'ban e de sua noite. Entretanto, estudantes de Hadices dizem que a maioria do Ahadith a respeito desta noite não são sadicos. São fracos (da'if) de acordo com os critérios do Muhaddithin. Al-Mundhiri de Imam (morrido em 656 A.H.) em seu al-Tarhib famoso do wa do al-Targhib do livro (Vol. 2, pp. 116-120) relatou quatorze Ahadith no assunto desta noite. Os seguintes pontos podem ser sumariados desses Ahadith:

1.     O mês de Sha'ban é um mês grande.

2.     Neste mês Allah faz um exame ao ser-humano.

3.     Porque este mês ocorre entre outros dois meses, viz. Rajab e Ramadan importantes, muitos povos prestam bastante atenção a ela.

4.     O Profeta – que a paz esteja com ele gostava muito deste mês. Fala-va muito do mês de Sha'ban.

5.     Após o por do sol durante esta noite, Allah pergunta, “Existe alguém que procure o perdão? Porque eu perdoo/? Há alguém que está na necessidade me perguntar porque eu forneço para ele/ela essas necessidades. Há qualquer um que na dor e procurar minha ajuda e eu lhe ajudo o/. Há… Há… até a época de Fajr.”

6.     O Profeta - a paz seja em cima dele é dita ter recomendado prayers durante esta noite e fasting durante o seguinte dia.

7.     Relatou que o Profeta - a paz fosse em cima dele usou-se visitar o cemetery muçulmano nesta noite e usou-se pray para os muçulmanos falecidos.

Download Shabe Barat

Naat Sharif Ouweis Qadri:

 
publicado por mh às 14:14

Setembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


17
18
19
22



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO