09
Mar 07
Tribunal turco levanta bloqueio no acesso ao site YouTube



O site de partilha de vídeos YouTube está a partir de hoje novamente acessível aos internautas turcos, após ter sido levantada a sentença que desde quarta-feira ordenava o seu acesso.

«Assim que recebemos a decisão judicial levantando a interdição de aceder ao YouTube, aplicámo-la», afirmou Ahter Kutadgu, responsável da Turk Telekom, o principal fornecedor de acesso à Internet na Turquia, citado pela agência Anatolia.

A Turk Telekom tinha bloqueado o acesso ao YouTube, por ordem de um tribunal de Istambul, após o site ter difundido um vídeo que insultava o fundador da República da Turquia, Mustafá Kemal Ataturk, fundador da moderna República da Turquia.

A ordem foi dada pelo tribunal por recomendação do ministério público, após a imprensa turca ter publicado artigos sobre um vídeo partilhado no YouTube por um utilizador grego e no qual figuravam insultos ao fundador da República Turca, em 1923, Mustafá Kemal Ataturk.

Desde o início do ano que os internautas turcos e gregos levam a cabo uma «guerra virtual» canalizada pelo YouTube, em que ambos os lados partilham vídeos insultuosos.

Atarturk é visto como um herói pela maior parte dos turcos e a sua memória é protegida por uma lei específica. Na Turquia, o insulto a Ataturk ou à nacionalidade turca é um crime punível com pena de prisão.

Diário Digital / Lusa

09-03-2007 18:13:00


CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO