09
Mar 08
Salams.

Muitos já tiveram esta dúvida e conseguiram esclarecerem-se, mas outros nem por isso, talvez porque não sabem que há uma ordem nos surahs das orações.

A coisa mais fantástica no islão, é que qualquer pessoa pode fazer o namaz, a oração, se souber o Sanah (aquilo que se reza no início de cada oração), se souber o surah al Fatiah(Alhamdo) , o Tashah-hud e Durud Ibrahim.

O facto é que após a conversão ao islão, a maioria das pessoas acaba logo por à priori saber estas pequenas coisas de fácil memorização.

De todo o modo para se fazer todas as orações é preciso que nós saibamos 4 surahs. Isto porque, após o Surah Fatiah à vezes em que se reza um outro Surah, e são precisos quatro Surahs decor porque existem orações de 4 rakats (ver posts iniciais) em que se reza 4 vezes surahs diferentes, são elas as orações Sunnath e Sunah Moakidah.

Não basta somente rezar esses 4 surahs nessas orações, é necessário uma ordem entre eles.

E é por isso que escrevo este post. Fiz uma breve introdução só para as pessoas que não são muçulmanas e mesmo só para que nos enteiremos do assunto.

O Nosso Profeta Muhammad S.A.W. (que a paz esteja com ele) "ditou" a mensagem de Allah em que alguém depois escreveu tudo o que foi dito. Foi com todas essas partes, umas escritas em Meca e outras em Madinah, que depois da morte do profeta se escreveu o Alcorão.

Existem então 2 ordens, a ordem em que se foi escrevendo o Alcorão, ou seja, à medida que o profeta recebia a mensagem e a outra ordem, a ordem que encontramos no Alcorão, que foi compilada por aqueles que melhor entendiam e achavam que devia ser para que todos
nós conseguíssemos perceber o Alcorão.

Em muitos Alcorãos, nomeadamente os que estão traduzidos em outras línguas, partindo do árabe (língua original e a única língua aceite nas orações (namaz)), existe sempre uma referência à data em que este ou aquele versículo foi escrito.

Neste momento, interessa-nos a ordem em que está compilado o Alcorão, aquela ordem que foi feita depois do tempo do Profeta Muhammad S.A.W.

Isto porque nas orações devemos começar com os surahs primários, ou seja aqueles que estão mais próximos do início e seguir pelos que se vão aproximando do final. Não importa então a ordem aparecimento do surah, a ordem alfabética, nem mesmo a ordem em número, importa sim a ordem que está compilado o alcorão.

Imaginemos que só sabemos 4 surahs e que são os seguintes. Devemos rezar então na seguinte ordem se for uma oração de Sunnat ou Sunah Moakidah:

97   Surah Al-qadr ("Ina anzalnaha fi lailatil Kadr")
112 Surah Al-Ikhlas ("Qul hualaho ahad")
113 Surah Al-Falaq ("Qul auzu bir-rabil falaq")
114 Surah Al-Nas ("Qul auzu bir-rabin-nas")

Como se pode ver, não importa se passamos à frente um Surah ou outro, importa é que façamos por ordem, dos que estão mais longe do fim, para os que estão mais perto.

Espero que tenham percebido o tema e o seu objectivo

Salams
islamnet.eu

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10

21

24
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
blogs SAPO