09
Mar 08
Salams.

Muitos já tiveram esta dúvida e conseguiram esclarecerem-se, mas outros nem por isso, talvez porque não sabem que há uma ordem nos surahs das orações.

A coisa mais fantástica no islão, é que qualquer pessoa pode fazer o namaz, a oração, se souber o Sanah (aquilo que se reza no início de cada oração), se souber o surah al Fatiah(Alhamdo) , o Tashah-hud e Durud Ibrahim.

O facto é que após a conversão ao islão, a maioria das pessoas acaba logo por à priori saber estas pequenas coisas de fácil memorização.

De todo o modo para se fazer todas as orações é preciso que nós saibamos 4 surahs. Isto porque, após o Surah Fatiah à vezes em que se reza um outro Surah, e são precisos quatro Surahs decor porque existem orações de 4 rakats (ver posts iniciais) em que se reza 4 vezes surahs diferentes, são elas as orações Sunnath e Sunah Moakidah.

Não basta somente rezar esses 4 surahs nessas orações, é necessário uma ordem entre eles.

E é por isso que escrevo este post. Fiz uma breve introdução só para as pessoas que não são muçulmanas e mesmo só para que nos enteiremos do assunto.

O Nosso Profeta Muhammad S.A.W. (que a paz esteja com ele) "ditou" a mensagem de Allah em que alguém depois escreveu tudo o que foi dito. Foi com todas essas partes, umas escritas em Meca e outras em Madinah, que depois da morte do profeta se escreveu o Alcorão.

Existem então 2 ordens, a ordem em que se foi escrevendo o Alcorão, ou seja, à medida que o profeta recebia a mensagem e a outra ordem, a ordem que encontramos no Alcorão, que foi compilada por aqueles que melhor entendiam e achavam que devia ser para que todos
nós conseguíssemos perceber o Alcorão.

Em muitos Alcorãos, nomeadamente os que estão traduzidos em outras línguas, partindo do árabe (língua original e a única língua aceite nas orações (namaz)), existe sempre uma referência à data em que este ou aquele versículo foi escrito.

Neste momento, interessa-nos a ordem em que está compilado o Alcorão, aquela ordem que foi feita depois do tempo do Profeta Muhammad S.A.W.

Isto porque nas orações devemos começar com os surahs primários, ou seja aqueles que estão mais próximos do início e seguir pelos que se vão aproximando do final. Não importa então a ordem aparecimento do surah, a ordem alfabética, nem mesmo a ordem em número, importa sim a ordem que está compilado o alcorão.

Imaginemos que só sabemos 4 surahs e que são os seguintes. Devemos rezar então na seguinte ordem se for uma oração de Sunnat ou Sunah Moakidah:

97   Surah Al-qadr ("Ina anzalnaha fi lailatil Kadr")
112 Surah Al-Ikhlas ("Qul hualaho ahad")
113 Surah Al-Falaq ("Qul auzu bir-rabil falaq")
114 Surah Al-Nas ("Qul auzu bir-rabin-nas")

Como se pode ver, não importa se passamos à frente um Surah ou outro, importa é que façamos por ordem, dos que estão mais longe do fim, para os que estão mais perto.

Espero que tenham percebido o tema e o seu objectivo

Salams
islamnet.eu

Assalamu alaykum... devo corrigir uma informação incorreta irmão... após a recitação da "Fatihah" (surata da abertura) podemos recitar qquer "surah" do "Qur'an" independente da ordem de compilação...
Al Ayoubi a 10 de Maio de 2008 às 16:33

Salams irmão.

Essa é uma questão variável, mas se formos a ver, todos os sheiks/moulanas cumprem essa ordem.

Tenho a impressão, mas não a certeza, que possamos estar em frente a algo relacionado com o Imam que seguimos. Eu sigo Iman Abu Hanifa e sou Sunni.

Seguindo fontes estrangeiras podemos ver o que referi:

"Quran while in Qiyam (standing) at every Rakat and it must be in the order as they are written in the Quran. For example one cannot recite Surah Naas in first rakaat and Surah Ikhlas in second."

Fonte:
http://www.islamicacademy.org/html/Learn_Now/English/How_to_perform_Namaz.htm

"Furthermore, based on this, the latecomer (masbuq) does not need to follow the order of the Imam when reciting the Surahs from the Qur’an. He will be performing his own prayer, and as such, will ensure to recite the Surahs according to the order of the Qur’an in the remaining Rak’ats that he makes up. (See: Fatawa Darul Uloom, 2/267)"

Fonte:
http://www.sunniforum.com/forum/showthread.php?t=17838

Outros:
http://www.alahazrat.net/library/englisharticles/qanoon/howtopraynamaz.htm

Por isso reafirmo o que disse. Depende os Imans que seguimos.

Allah Sabe Melhor!

Salams
MH
mh a 10 de Maio de 2008 às 17:16

Assalamu alaykum... i agree... Allah knows best
Al Ayoubi a 12 de Maio de 2008 às 20:45

salam.queria felicita-lo plo seu blog e dizer q existem 2 tipos de sunnah:
1º sunnah muakkidah (em q rasulullah s.a.w. n deixava de praticar como 2 sunnah de salat fajr)
2ª sunnah ghair muakkidah (em q rasulullah s.a.w. normalmente fazia como 4 sunnah de salat assr)
e ALLAH sabe melhor
saf a 23 de Junho de 2008 às 23:17

Salams irmão, obrigado pelo seu comentário.

E obrigado ainda por contribuir para o complemento do artigo.

Salams
mh a 25 de Junho de 2008 às 11:11

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10

21

24
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO