02
Fev 08
O objectivo desta responsabilidade é de relacionar a criança com as crenças Islâmicas logo que ela possua capacidade mental para tal, habituá-la às práticas Islâmicas assim que possua a capacidade compreensiva e ensiná-la as matérias Islâmicas assim que possua capacidade distintiva para tal. Relacioná-la com as crenças Islâmicas engloba a fé em Alláh, nos Seus anjos, nas Revelações Divinas, nos Seus Mensageiros, nas perguntas do Qabr (sepultura), na Ressurreição, no prestar das contas, no Jannah, (Paraíso), no Jahannam, (Inferno), etc.

Habituá-las às práticas Islâmicas engloba todas as formas de adorações físicas como o Saláh, o jejum, bem como adorações que envolvem os bens como por exemplo, o Zakah, Hajj, etc.

Raçululláh (Sallalláhu Alaihi Wasallam) realçou a importância desta responsabilidade através das narrativas que se seguem:

a) O QUE ENSINAR A UMA CRIANÇA QUE APRENDE A FALAR:
Hazrat Ibn Abbas (Radhialláhu anhu) relata que Raçululláh (Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse:
“Quando uma criança aprende a falar, as primeiras palavras que devem ser ensinadas é o “Láiláha illalláh.” (HAKIM).

b) ENSINAR A CRIANÇA O HALÁL E HARÁM ASSIM QUE ATINGE A MATURIDADE:
Hazrat Ibn Abbas (Radhialláhu anhu) narra que Raçululláh (Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse:
“Pratiquem actos de obediência a Alláh e evitem os pecados. Recomendai aos vossos filhos a obediência às ordens de Alláh e à abstinência dos pecados, pois isto será um meio de salvação contra o fogo de Jahannam, quer para eles como para vocês.” (IBN JARIR E IBN MUNZIR).

c) RECOMENDÁ-LOS A PRÁTICA DO SALÁH AO ATINGIREM A IDADE DOS SETE ANOS:
Hazrat Abdullah Ibn Amr ibn Áss (Radhialláhu anhu) narra que Raçululláh (Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse:
“Devem dar a ordem do Saláh aos vossos filhos quando estes tiverem sete anos de idade, e castigá-los (por não praticarem) aos dez anos e separá-los nas camas.”
Este Hadith engloba os restantes actos como por exemplo o jejum caso eles tenham capacidades para tal, o Hajj caso os pais tenham possibilidades para o efeito.

d) CRIAR O AMOR PARA COM RAÇULULLÁH (SALLALLÁHU ALAIHI WASALLAM) E SEUS FAMILIARES, E INCENTIVÁ-LOS À LEITURA DO QURÁN.
Hazrat Ali (Radhialláhu anhu) narra que Raçululláh (Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse: “Incutam três qualidades nos vossos filhos; amor pelo vosso Mensageiro (Sallalláhu Alaihi Wasallam), amor pela sua família e pela leitura do Qurán, pois os seguidores do Qurán estarão na sombra do Trono de Alláh no dia em que não existirá nenhuma sombra excepto a Sua sombra, e estarão na companhia dos Mensageiros e das pessoas queridas por Alláh.” (TABARÁNI).
Este aspecto explica que os pais devem ensinar aos filhos o respeito por Raçululláh (Sallalláhu Alaihi Wasallam) bem como para com os Sahabah e a História de Islám.

e) INSTRUIR NA CRIANÇA A OMNIPRESENÇA DE ALLÁH:
Alláh diz no Qurán:
“E quando alguma tentação do Shaitán te assediar, procura refúgio em Alláh, porque Ele escuta e sabe tudo. Quanto aos tementes, quando alguma tentação de Shaitán os acossa, recordam-se de Alláh e são iluminados.”

(ALQURÁN: VII:200,201).

Raçululláh (Sallalláhu Alaihi Wasallam) disse num Hadith:
“Deves adorar Alláh como se estivesses a olhá-Lo, caso não tenhas esta capacidade, então (lembra-te) que Ele te está a ver.” (MISHKAT).

Fonte:

“ Adab in Islám”

http://myciw.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=568&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=respeito+pais+filhos

Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
15

17
18
20
21
22

25
26
28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Free chat widget @ ShoutMix
pesquisar
 
blogs SAPO