Um Shaik é aquele que tem um grande conhecimento e experiência em dores e males espirituais (amrad-e-batinah), atributos da imoralidade e da virtude (akhlaq-e-razeelah and akhlaq-e-hameedah), das suas características (khawas) e dos seus efeitos(ta’theerat). Ele deve ser ainda capaz de distinguir por entre as similaridades e deve possuir uma perfeita abilidade a desviar planos e esquemas para a aquisição por parte das pessoas dos tais atributos de virtude e eliminação do vício. Ele tem que estar atento ao progresso e ao retrocesso desses atributos. Ele deve ser entendido nos jogos feitos pelo Shaitaan(diabo), nos pressentimentos relacionados com os anjos e com os Seres Divinos. Ele deve ser capaz de distinguir estes vários intuitivos e extra-sensoriais pressentimentos e percepções. É ainda imperativo que  o Shailkh seja qualificado nos seus conhecimentos, seja um mujtahid nas suas acções e que possua natural abilidade e predisposição para tal. Se ele adquiriu o "nome" de Shaik" só pelos seus estudos pessoais em livros de Tasawwuf ou apenas ouvindo as conversas de outros com ele, ele estará a destruir o mureed que está a atender, pois ele não será de forma alguma em posição de diagnosticar correctamente os vários estados de um mureed.

 

Shaikh Ibn Arabi (rahmatullah alayh) sumariza brevemente os sinais de um Shaik-e-Khamil (o perfeito e o qualificado Shaik) em três tópicos:


 

1. O Deen (conhecimentos sobre a vida islâmica do dia a dia) semelhantes aos do Deen de Ambiya.


 

2. Prescrevendo tal como um médico aquilo que um requerente dos seus serviços pede.


 

3. Gestão e controlo tal como o dos verdadeiros Reis.


 

Façamos uma exposição mais pormenorizada destes pontos enumerados:


 

1. Ele deve possuir conhecimento necessário do Deen que deve ser adquirido por uma escola académica ou de uma companhia com Ulama-e-Muhaqqiqeen.


2. He deve ser um representante (Khalifah) de um Shaikh-e-Kamil aliado a um autêntico Silsilah.


 

3. Ele deve ser piedoso,  possuidor e actuante das regras do Direito.


4. Ele pode conseguir especiais benefícios estando durante um período de tempo na companhia de um outro Shaik.


5. As pessoas de conhecimento (os Ulamas) têm sempre uma grande consideração e estima, e referem-se a Ele, se e só se Ele for um verdadeiro Shaik.


6. O efeito do seu companheirismo (suhabt)  é aumentado no desejo do Akhirat e no Divino Amor como também a detestação do Amor e da vida Mundana.

7. A maioria dos seus mureeds são seguidores da Shariah, das suas condições e conformes bem como das suas demandas.

8.Ele é desprovido da avidez e do desejo.

9. Ele ocupa-se sobretudo de práticas devocionais.

10. Ele não deixa os seus mureeds "soltos", mas reprime-os quando é necessário. ele trata todos de acordo com as suas respectivas abilidades.



Aquele que possui estes todos atributos é merecedor e deve ser chamado de Shaikh e ele deve ser considerado um fabuloso estudante durante toda a sua vida. A sua companhia e serviço a ele são na verdade verdadeiros e incalculáveis tesouros nos seus actos. Uma vez que estes atributos são encontrados num Shaik, ele não deve estar preocupado com milagres ou inspirações. Não é necessário que estes últimos estados existam num Shaik-e-Kamil nem é necessário que ele seja um dos que vive da religião para sua subsistência.

[por Maseehul Ummat Hadhrat Maseehullah Khan (Nawaralla Marqadahu) de “Shariat and Tasawwuf”]

Fonte: http://truelife200vi.wordpress.com/2007/11/26/shaikh-e-kamil-qualified-shaikh/#more-304

Tradução:

IslamNET.eu

Salams e que Allah nos dê Hidayat. Amin